sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vagonite - Origem e Dicas

Barrado para toalha de banho

Barrado para toalha de banho

Barrado para toalha de banho, rosto e lavabo

Barrado para toalha de banho

Caminho de mesa

Barrado para toalha de banho

Olá pessoal! Dando continuidade ao post sobre o bordado Vagonite, venho hoje trazer alguns gráficos e sanar a curiosidade de muito sobre a origem desse tipo de bordado e algumas dicas importantes.

O Vagonite é um tipo de bordado originário da Suíça que se espalhou pela Europa Central. Os trajes típicos e seus bordados foram trazidos para o Brasil nas bagagens dos imigrantes, que se intalaram no Sul depois da primeira guerra mundial. É uma derivação muito antiga do Ponto de Cruz que veio da região do Tirol. A diferença se dá pelo fato de o vagonite ser feito em tela trama mais grossa ou menos grossa, com pontos cruzando na frente ou não, lembrando alinhavos bem feitos. Ambos formam desenhos que geralmente são em tiras verticais ou horizontais, que seguem a largura dos suspensórios exibidos do lado de fora das roupas. A perfeição dos desenhos construídos geometricamente são a partir do preenchimento, com ponto cheio dos espaços desfiados do tecido, e suas variações são infinitas. Surgem desses entremeios elegantes e delicados, perfeiras toalhas para Lavabo, lençóis, panos de prato, caminhos de mesa, ou enfeitando barrados especiais em toalhas e jogos de banho.

Dicas importantes:

· Quando for lavar o trabalho em Vagonite, use água e sabão neutro. Lave comprimindo levemente. Enxague bem, esprema com a mão e estenda até ficar meio seco. Passe pelo avesso, enquanto ainda estiver úmido, usando ferro moderadamente quente;

· O tecido indicado para bordar vagonite tem o mesmo nome do bordado, e é usado somente para esse fim. Pode-se usar também o tecido étamine.

Espero que gostem do post. Se tiverem alguma dúvida, não hesite em contactar-nos, os nossos contatos estão disponíveis na lateral da página do blog (Twitter, Facebook e e-mail), e se também se sentir à vontade, seja nossa seguidora, para inscrever-se, basta acessar o link "Inscrever-se" também na barra lateral da página.

Beijos e até a próxima pessoal!

Um comentário:

  1. Olá, Savana. Preciso de ajuda. Quero saber se bordado húngaro e vagonite são o mesmo. Preciso saber de mais informações sobre o vagonite . Desde já um abraço, e obrigada.
    Livonia

    ResponderExcluir