terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dúvidas sobre Biscuit

Olá garotas, venho agora tirar as principais dúvidas sobre o biscuit. Depois de esclarecer essas dúvidas vou postar moldes e idéias de biscuit.

1. Qualquer cola branca pode ser utilizada na receita ?
Não, a cola ideal é a cola Cascorez Extra rótulo azul da Alba Química (Brasil) e Glue-All da Elmer's (EUA). Hoje no mercado existem outras marcas, mais a usada normalmente é a Cascorez.

2. Minha massa fica dura (ou mole) demais e difícil de trabalhar, por quê ?
A massa de biscuit quando passa do ponto além de endurecer, fica emborrachada. Quando não está no ponto, fica mole e pegajosa. Para que isso não aconteça, observe a partir do segundo minuto quanto tempo mais deverá ficar no forno. O ponto certo para começar a sovar é quando, ao se levantar a massa da tigela, ainda exista um pouco de cola no fundo, com a aparência de um creme. Retire tudo da tigela (inclusive este creme), coloque em uma superfície lisa untada com um pouco de creme para mãos não gorduroso e acrescente o restante (até completar uma colher de sopa) conforme for sovando. Ao terminar de sovar, a massa deverá estar macia. Embale-a em um saco plástico imediatamente.

3. Quando faço a massa de biscuit no fogão, ela fica cheia de grumos, por quê ?
Em primeiro lugar, misture muito bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos), dissolvendo bem a maisena, antes de levar ao fogo. Ao cozinhar, cuidado para que as sobras que muitas vezes se alojam nas bordas da panela, não se incorporem à massa, causando assim esses grumos.

4. Eu posso acrescentar maisena na hora que estiver sovando a massa ?
Não se acrescenta nada ao sovar a massa de biscuit, com exceção de uma colher de sopa de creme para mãos não gorduroso. As peças quebradiças depois de secas devem-se justamente à adição de maisena crua à massa já cozida.

5. Posso usar um creme para mãos que contenha gordura ? Quais as marcas de creme indicadas ?
Não, o creme com gordura deixa a massa esfarelada. As marcas mais utilizadas são BELLA BEL, YAMÁ, MAGILENA e SEARLY.

6. Quando colocamos a massa de biscuit ainda quente no saco plástico este apresenta gotículas de água. O que devemos fazer ?
Devemos trocar o saco e enxugar a massa com pano limpo quantas vezes esse problema se apresentar.

7. Eu posso guardar a massa de biscuit na geladeira ?
A massa se conserva bem armazenada em sacos plásticos bem fechados, mas se na sua região o clima ou a temperatura estiver muito quente aconselha-se a colocar na geladeira.

8. Como devo proceder quando a massa pronta e embalada cria uma camada de bolor ?
A massa fica com uma camada de bolor quando é utilizada uma quantidade excessiva de creme. Para que isso não ocorra, coloque sempre a quantidade indicada de creme. Se o clima da sua região for muito quente, pode-se armazenar a massa na geladeira.

9. Quanto tempo dura a massa de biscuit ?
A massa bem embalada em saco plástico herméticamente fechado dura de 30 a 45 dias.

10. Quando a minha massa fica dura, eu posso reaproveitá-la ?
Você pode reaproveitar, juntando à essa massa uma outra mais macia que você fizer. Pode também embrulhá-la num pano de prato e colocá-la para receber vapor de uma panela com água, e assim ela voltará ao normal. Sove-a novamente, e embrulhe-a no saco plástico.

11. Quando estamos trabalhando com a massa de biscuit, qual a precaução que devemos ter para que ela não resseque ?
Devemos mantê-la sempre embalada em saco plástico e tirar da embalagem apenas a quantidade de massa a ser utilizada. Quando o trabalho necessita de grande quantidade de massa já esticada, devemos mantê-la sempre coberta com plástico para o ar não ressecá-la.

12. Por que quando faço modelagem, principalmente de bolinhas, a massa fica com rachaduras e não consigo uni-la uniformemente ?
Ao fazer modelagem, principalmente de bolinhas, devemos enrolar com a palma da mão, apertando e pressionando fortemente, para que fique uniforme e sem fendas.

13. Quando faço tiras com a extrusora, elas saem arrepiadas, por que isso acontece ?
A massa ao sair da extrusora fica arrepiada porque está com grumos por dentro. Geralmente isso acontece quando ela é feita no fogão. Para que isso não ocorra, a massa deverá ser bem sovada antes de ser colocada na extrusora. Ela deve estar bem trabalhada e lisa. Observe também se não há resíduos de massa seca dentro da extrusora.

14. Quais tintas podem ser utilizadas para tingir a massa ?
Pode-se usar tinta à óleo para tela, tinta para tecido (para obter cores claras) e corante para látex.

15. Qual é o verniz que pode ser aplicado para dar acabamento ao biscuit ?
Dependendo do trabalho feito, deixe a peça secar e aplique verniz geral, vitral, madrepérola ou goma laca.

16. Por que em trabalhos feitos com massa tingida, depois de secos, a cor escurece ?
Ao tingir a massa, procure deixar numa tonalidade abaixo da cor desejada, porque é normal escurecer depois do trabalho seco.

17. Por que quando tinjo a massa em tons claros, o trabalho fica transparente ?
Quando tingimos a massa com tons claros, devemos colocar um pouco de tinta a óleo branco de titânio (de acordo com a quantidade a ser tingida), porque o mesmo deixa a massa ficar leitosa e sem transparência. Mas pode-se também utilizar a tinta para tecido, que terá o mesmo efeito.

18. Quanto tempo demora para secar uma peça de biscuit ?
A secagem depende do tamanho do trabalho, um imã de geladeira, por exemplo, demora em média 24 horas para secar por completo.

19. Por que o trabalho, ao secar, empena deixando a peça torta ?
Quando trabalhamos com peças lisas e grandes, devemos deixá-las secar com um peso em cima (lista telefônica por exemplo), para não deformar a peça. A massa de biscuit ao secar encolhe aproximadamente 20%.

20. Como acelerar o processo de secagem das peças em biscuit ?
O correto é que as peças sequem ao ar livre, pois deste modo elas secam por inteiro. Através de outros métodos, o trabalho seca superficialmente e o seu interior ainda fica úmido, correndo o risco do aparecimento de bolor. Secador de cabelos, ventilador ou secadora de roupas podem ser usados para acelerar o processo de trabalhos com espessura fina.

Após tirar essas dúvidas, entre nesse link logo aqui em baixo que mostra muito bem a textura que a massa de Biscuit deve ter. Este vídeo mostra uma das várias variações que existem dos ingredientes da massa.

Vídeo com o ponto do Biscuit
Todos os créditos à Ceciariquemes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário