As 3 Artes: Massa de Biscuit

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Massa de Biscuit

Olá meninas, como estão?
Como até agora eu ainda não tinha falado nada sobre Biscuit, hoje vou postar a receita básica do biscuit e algumas dicas muito importantes para o preparo. Então chega de papo e vamos direto ao ponto!

Ingredientes:
2 xícaras de maisena
2 xícaras de colca Cascorez Extra ( rótulo azul) ou cola Cascorez Porcelana Fria
1 colher de sopa de limão ou vinagre
2 colheres de sopa de vaselina líquida
1 colher de creme para mãos ( não gorduroso)
Tigela de vidro ( para microondas) ou panela com revestimento anti-aderente para fogão

Colher de pau

Observação importante 1: A cola tem que ser a Cascorez, não é difícil de se achar, em qualquer loja de construção você pode encontrar. Ela é o ingrediente mas importante da massa e deixa com uma textura boa. Hoje em dia tem várias marcas de cola para biscuit ou porcelana fria em loja de artesanatos poderá encontar várias, mas a que eu gosto mas até agora é a Cascorez.


Observação importante 2: Usado somente no momento de sovar a massa e apenas 1 colher de sopa. Não deve ser gorduroso, pois o creme com gordura deixa a massa esfarelada. As marcas mais utilizadas são Bella Bel, Yamá, Magilena e Searly, encontradas facilmente em lojas de cosméticos, farmácias ou supermercados. Eu quando comecei a fazer biscuit não achei nenhum deles com facilidade, então usei o Monange e por incrível que pareça deu certo.

Modo de Preparo ( fogão):
Em uma panela misture todos os ingredientes (exceto o creme) de forma homgênea evitando que fique bolhas de maisena, pois depois danifica a massa.
É uma massa que fica bem lisinha quando se mistura bem. Em seguida leve a fogão mexendo sempre, não se assuste mas vai ficar bem pesada, aos poucos vai se tornando uma bola. O ponto certo é quando a massa solta do fundo da panela, mas ainda fica mole, com um pouco de massa mole no fundo. Nessa hora tem que se ter muito cuidado com o ponto, porque se passar ela ficará dura e não servirá para fazer biscuit (mas não se preocupe mas na frente falo sobre isso).
Ainda quente, passe um pouco de creme na bancada da pia e um pouco na mãos e sove, sove até ficar bem lisa e sem grumos. É importante que seja sovada ainda quente, porque assim fica com uma consistência ótima. Depois de sovada, faça um rolinho e coloque em uma sacola aberta e espere esfriar. Não deixe perto de corente de ar, pois a massa endurece. Após esfriar, tire a massa da sacola seque-a com um papel toalha e coloque em outra sacola e feche-a sem deixar ar. Guarde em um local com pouca luz e bem fechado, assim ela durará mais.

Modo de Preparo (microondas):
Depois de misturar a massa como no preparo anterior. Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência máxima. Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual. Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da xícara usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado.
Para sovar o procedimento é o mesmo do que no fogão.


Dicas importantes:
1.O segredo de uma boa textura está em sovar a massa enquanto ainda estiver bem quente, utilizando apenas a quantidade de creme para mãos indicada na receita: 1 colher de sopa.
2.A massa só pode ser utilizada assim que estiver completamente fria.
3.Quando estiver trabalhando, mantenha toda a massa que não estiver sendo utilizada recoberta por um plástico ou por filme de cozinha, para que não resseque. Esta dica vale também para tiras, trançados e massa passada pelo cilindro que você não estiver utilizando naquele momento.
4.Deixe para tingir a massa na hora de usá-la. Evite guardar grandes quantidades já tingida.
5.Muito importante: se você trabalha com crianças, não deixe que coloquem a massa na boca e, muito menos, que engulam-na. A cola utilizada tem baixo grau de toxicidade mas, mesmo assim, não deve ser ingerida.

Dicas de tingimento
Para tingir a massa não tem mistério, algumas pessoas gostam de tinta óleo, mas ela é tóxica e com cheiro forte (eu pessoalmente não gosto). Uma tinta muito boa é a tinta para tecido, ou tinta xadrez. Um detalhe importante sobre o biscuit é que ele se utilizada com a massa natural, quando ele seca fica meio transparente, para que isso não ocorra, basta tingir de branco a massa. Agora tome cuidado, massas tingidas costumam estragar mas rápido, por isso só tinja a quantidade necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário